sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Tenho uma péssima notícia

1- O PRINCÍPIO DE TUDO

O princípio de todas as coisas é exatamente aquele que todos nós já conhecemos, porque ouvimos desde crianças.

Deus criou todas as coisas da Terra: animais, vegetações, rios, mares, aves e muito mais. Ou seja, Ele fez tudo que podemos ver, e até o que não podemos ver.

Além de tudo isso, Deus fez criaturas diferenciadas dos animais selvagens e domésticos.
Ele fez criaturas com capacidade de viverem eternamente, porém, Ele jamais obrigou ou controlou esses seres, dando a eles a capacidade de obedecerem ou não ao que Ele lhes pedisse.
Resumindo: Deus fez os anjos e os seres humanos, mas não os programou para fazerem tudo o que Ele quisesse. Ele lhes deu a capacidade de escolha.

Os seres humanos são criaturas diferenciadas, pois na nossa essência Deus pôs uma alma (capacidade de raciocínio, sentimentos, memória e etc)e um espírito (ponto de contato com Deus,consciência,intuição)além de um corpo (capacidade de inteiração com o meio ambiente e com outros seres).


2- A PROVA

Veja bem.. Deus criou todos essas criaturas de forma que o espírito delas tinha uma ligação direta com o Criador (Deus), pois o Criador não tem corpo, Ele é Espírito. E por causa disso é que Deus era amigo de Adão e de Eva, pois eles tinham o seu espírito ligados no espírito de Deus. Ou seja, eles tinham a habilidade de fazer com que o seus espíritos estivessem ligados em Deus, que é Espírito.
E eles amavam isso, pois sentiam gratidão a Deus por tudo que Ele havia feito e pela vida que eles tinham, que era tão boa naquele jardim. Sem contar a paz que eles tinham naquele local.

Só que Deus, para testar a obediência das suas criaturas, mostrou para eles a fonte do conhecimento do bem e do mal, que era a árvore do conhecimento do bem e do mal. E aí você me pergunta: O que havia de errado com aquela árvore? Na realidade nada. Deus só estava querendo saber se eles seriam obedientes.
Acompanhe comigo uma ilustração:

"Um garoto de mais ou menos 18 anos de idade, já responsável e de certa forma maduro, é muito obediente ao seu pai e nunca feriu a confiança dele.
Era um filho exemplar pois o pai lhe deu uma boa criação e exemplo.
O seu pai, certa dia, resolveu mostrar para ele o perigo que é o uso de drogas para a vida de uma pessoa. O pai sabia muito bem que o seu filho poderia estar sujeito a ter contato com drogas pois elas estão por toda a parte, chegando a ser uma epidemia em todo o mundo.

Então o seu pai lhe mostrou as conseqüências do uso de drogas dizendo que elas destroem a saúde e o seu fim, na maioria dos casos, é a morte. E por isso disse para o seu filho: 'Jamais use drogas. Nem as experimente. Te digo isso, por causa de todas estas consequências que já te alertei. E, principalmente, porque te amo e não quero que você morra!'

Ora... entenda que a intenção do pai, nesse caso, foi de mostrar a realidade, pois não desejaria que o seu filho passasse por aquilo.

O garoto compreendeu o que o pai lhe disse, mas não se importou com isso.

Então, um dia quando alguém lhe ofereceu o primeiro baseado ele não aceitou de cara, mas como o seu "amigo" tinha tantos argumentos bons para se usar a droga ele acabou experimentando. E daquele dia em diante o garoto nunca mais parou de usar drogas, passando para drogas cada vez mais pesadas.

Resultado: ele não ouviu a ordem do pai. Fez o contrário do que ele disse. E aconteceu exatamente o que o seu pai lhe havia dito."

Percebeu a semelhança com a história do homem?

Deus foi bem claro quando disse que não era para eles comerem:

“Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gn 2.15-17

Deus, quis evitar que Adão e Eva conhecem o bem e o mal e que sofressem a consequência disso, por isso ele deu uma ordem: Não Comam, porque senão vocês vão morrer. Assim como o pai fez com o filho na ilustração que fiz anteriormente.

A serpente(Satanás) disse para Eva que se ela comesse ela seria como Deus, conhecedora do bem e do mal. Porque Deus conhecia o bem o mal, mas o ser humano ainda não conhecia, mas ele tinha a liberdade de escolher entre conhecer ou não. Compreenderam?

Como Eva compreendeu que se comesse, e conhecesse o bem e o mal, ela seria como Deus, então ela desejou isso. Cobiçou ser igual a Deus. E foi por isso que ela comeu aquele fruto. E não porque quisesse saber o gosto da fruta. Ela desobedeceu uma ordem direta de Deus, e foi além disso, ela comeu com a intenção de conhecer o bem e o mal para ser assim como Deus. E isso foi a pior coisa que ela fez.

3- CONSEQUÊNCIAS DA DESOBEDIÊNCIA (PECADO)

Quando Deus alertou Adão e Eva, ele disse: não comam, porque no dia em que vocês comerem vocês certamente morrerão. Ora, foi exatamente isso o que aconteceu com eles. Eles desobedeceram ao pai. A partir daquele momento, o ser humano passou a morrer fisicamente.

“Então, disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente.”Gn 3.19

E daquele dia em diante, Deus nunca mais teve comunhão com Adão e Eva. Ele não podia mais estar de comum acordo com seres que preferem o mal, e que cometem tudo o que o que Ele abomina.
E isso, para a humanidade, significou a morte ETERNA. Pois Deus nunca mais teve comunhão com homem nenhum depois do que eles fizeram.

É aí que está a origem do que chamamos de PECADO.

E outra coisa. Quando eles pecaram essa maldição foi passada para todos os seus descendentes.

Má notícia: Se nós pecamos, e se nós não temos comunhão com Deus como deveríamos ter, então a culpa é de Adão.
Mas fazer o quê? Nós nascemos assim... Não tivemos escolha!

E agora o que fazer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário